1. Identificação
1.1. Unidade Escolar Colégio Estadual Júlio César Teodoro
1.2. Modalidade de Ensino: Ensino Médio
1.3. Diretora: Maria Soares de Campos
1.4. Secretária: Vicentina Gomes de Araújo
1.5. Vice Diretora: Rosa Gualberto de Brito
1.6. Coordenadora pedagógica: Adriana Gomes de Araújo
Turno: Vespertino
2. Professores:
Jania Maria Pereira dos Santos Camargo
Tiago Marciel Braga
Dora Ferreira Rocha
Ivani Moreira
Adília Soares de Campos
Júlia Soares de Campos
3. Justificativa:
3. 1 - A escrita faz parte de todos nós seres humanos, desde que se lia através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagem, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nova língua portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua. A escola precisa além de apresentar aos alunos todas essas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimule o uso correto das palavras, através de leituras e atividades lúdicas.
Foi pensando nisso que o professores do turno vespertino preparou uma gincana de soletração de palavras, onde serão trabalhadas todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito instigante para os alunos.
4. Objetivo geral
- Incentivar e ampliar o vocabulário através de uma competição saudável.
5. Objetivo específico
- Escrever de acordo com o novo sistema ortográfico vigente;
- Aumentar o vocabulário;
-Despertar o interesse pela escrita correta;
-Respeitar as falas regionais;
-Compreender o significado das palavras e sua morfologia;
Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras.
6 Metodologia
A grafia das palavras na língua portuguesa não é muito simples, o incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom hábito da leitura.
7 Regulamento
A gincana soletrando será uma competição entre os estudantes do Ensino médio.
A seleção será dentro das salas com a competição regida pele professor. A primeira fase será na sala onde os melhores colocados serão selecionados para a próxima fase. A segunda fase será na quadra da escola com os nove melhores de cada de cada sala. Por eliminação ficarão apenas três alunos para a grande final.
8 Premiação
Cestas de chocolate
9 Cronograma
4/3/2010 divulgação
8/3/2010 seleção primeira fase
18/3/2010 ( ação do projeto)
1.1. Unidade Escolar Colégio Estadual Júlio César Teodoro
1.2. Modalidade de Ensino: Ensino Médio
1.3. Diretora: Maria Soares de Campos
1.4. Secretária: Vicentina Gomes de Araújo
1.5. Vice Diretora: Rosa Gualberto de Brito
1.6. Coordenadora pedagógica: Adriana Gomes de Araújo
Turno: Vespertino
2. Professores:
Jania Maria Pereira dos Santos Camargo
Tiago Marciel Braga
Dora Ferreira Rocha
Ivani Moreira
Adília Soares de Campos
Júlia Soares de Campos
3. Justificativa:
3. 1 - A escrita faz parte de todos nós seres humanos, desde que se lia através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagem, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nova língua portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua. A escola precisa além de apresentar aos alunos todas essas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimule o uso correto das palavras, através de leituras e atividades lúdicas.
Foi pensando nisso que o professores do turno vespertino preparou uma gincana de soletração de palavras, onde serão trabalhadas todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito instigante para os alunos.
4. Objetivo geral
- Incentivar e ampliar o vocabulário através de uma competição saudável.
5. Objetivo específico
- Escrever de acordo com o novo sistema ortográfico vigente;
- Aumentar o vocabulário;
-Despertar o interesse pela escrita correta;
-Respeitar as falas regionais;
-Compreender o significado das palavras e sua morfologia;
Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras.
6 Metodologia
A grafia das palavras na língua portuguesa não é muito simples, o incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom hábito da leitura.
7 Regulamento
A gincana soletrando será uma competição entre os estudantes do Ensino médio.
A seleção será dentro das salas com a competição regida pele professor. A primeira fase será na sala onde os melhores colocados serão selecionados para a próxima fase. A segunda fase será na quadra da escola com os nove melhores de cada de cada sala. Por eliminação ficarão apenas três alunos para a grande final.
8 Premiação
Cestas de chocolate
9 Cronograma
4/3/2010 divulgação
8/3/2010 seleção primeira fase
18/3/2010 ( ação do projeto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário