Justificativa:
O cordel, forma tradicional de nossa literatura popular, é escrito para ser lido e cantado. Feito em versos, com vocabulário acessível e estrutura rítmica cativante, a história corre como uma canção bonita. Sem nos darmos conta, a aventura já terminou. Essa forma de expressão popular apresenta uma riqueza cultural que pode ser explorada junto aos nossos alunos, a partir da divulgação da produção cultural do povo e da região em que a escola está inserida.
O gênero "Literatura de Cordel" expressa em seus versos traços marcantes da diversidade cultural presente na sociedade brasileira: cada região tende a proclamar seu modo de viver, seus costumes, suas crenças em produções características de sua região. A primeira e mais importante constatação a respeito desta poesia, é que ela é uma expressão cultural do povo. Utiliza-se de sua linguagem, sua visão de mundo, seus problemas, suas lendas e seu cotidiano.
Objetivos Gerais
Ler, produzir e interpretar cordéis.
Ampliar o conhecimento dos educandos quanto à leitura e à escrita, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores.
Tempo de duração
O Projeto será realizado durante todo o segundo semestre
Conteúdos Conceituais
Origens da Literatura de Cordel no Mundo e no Brasil, principalmente no Nordeste Brasileiro.
O papel da Literatura de Cordel na formação da cultura regional do povo nordestino.
Principais Cordelistas brasileiros.
O bairro e cidade onde está inserida a escola, sua origem - pesquisa.
A linguagem do cordel: versos, estrofes, metro.
O que é xilogravura? Sua origem e inter-relação com a linguagem oral.
Conteúdos Procedimentais
Analisar a estrutura dos cordéis, observando sua organização em versos e a presença de rimas.
Identificar marcadores temporais e espaciais nos textos.
Participar das interações que envolvem os usos da linguagem nas diversas situações do cotidiano escolar, escutando com atenção.
Ler e apresentar oralmente diferentes tipos de textos.
Contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos educadores.
Desenvolver a competência comunicativa através de dramatização de obras literárias.
Produzir livreto coletivo, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.
Conteúdos Atitudinais
Apreciar e valorizar o texto de cordel como manifestação popular.
Desenvolver comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais.
Desenvolver atitudes de escuta de textos, compreendendo seus possíveis significados e mensagens.
Perceber os muitos preconceitos decorrentes do valor social que é atribuído aos diferentes modos de falar.
Metodologia
Apresentação do gênero literatura de cordel, através das leituras de algumas histórias, mostrando as gravuras, instigando a curiosidade dos alunos, destacando as características desse gênero.
Realizar pesquisas através dos sites pré-selecionados, guiados por um questionário para identificar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel.
Confecção de cartazes com os cordéis e xilogravuras para a identificação de cordel e quadrinha.
Apresentar os principais nomes da Literatura de Cordel.
Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam.
Trabalhar a língua escrita e a linguagem de cordel.
Ouvir diversos gêneros musicais que se utilizam rimas (repente, Cordel do Fogo Encantado, rap....) relacionando com a literatura de Cordel.
Recolher o material conseguido pela professora da turma, selecionando os que serão usados durante o desenvolvimento do projeto.
Pesquisar sobre o tema "Santos" para elaboração de folhetos de cordel.
Propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos.
Organizar uma exposição dos trabalhos na próprio escola, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas.
Avaliação
A avaliação será feita ao término do Projeto, considerando as apresentações orais e escritas dos educandos durante o processo criativo.
Também serão levados em conta o interesse e a participaçao dos alunos nas diversas atvidades.
Produto Final
Como ponto de culminância do "Projeto Cordel - Reflrtindo e escrevendo nossa cultura" Será Feira Cultural do Colégio, onde teremos uma tarde de exposição dos trabalhos, imitando uma tradicional feira nordestina e convidando os visitantes a participarem do "Cordel coletivo".
Bibliografia
FREIRE, Paulo, A Importância do Ato de ler em tês artigos que se completam, SP Cortez 1988.
Vaz, Débora, Conviver, Língua Portuguesa 4º ano, Guia de recursos didáticos para o professor, SP Moderna2009.
Sites para Pesquisas
http://uijoaquimgomes.blogspot.com
http://recantodasletras.uol.com.br
http://sites.google.com/site/projetosereflexos
O Projeto acima citado foi retirado do "site Vivência Pedagógica" e readaptado pelas professoras Dora Ferreira da Rocha e Vanda Francisco Pereira, este projeto foi trabalhado de forma interdisciplinar com as disciplinas de História, Geografia, Artes e Língua Portuguesa.
Objetivos Gerais
Ler, produzir e interpretar cordéis.
Ampliar o conhecimento dos educandos quanto à leitura e à escrita, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores.
Tempo de duração
O Projeto será realizado durante todo o segundo semestre
Conteúdos Conceituais
Origens da Literatura de Cordel no Mundo e no Brasil, principalmente no Nordeste Brasileiro.
O papel da Literatura de Cordel na formação da cultura regional do povo nordestino.
Principais Cordelistas brasileiros.
O bairro e cidade onde está inserida a escola, sua origem - pesquisa.
A linguagem do cordel: versos, estrofes, metro.
O que é xilogravura? Sua origem e inter-relação com a linguagem oral.
Conteúdos Procedimentais
Analisar a estrutura dos cordéis, observando sua organização em versos e a presença de rimas.
Identificar marcadores temporais e espaciais nos textos.
Participar das interações que envolvem os usos da linguagem nas diversas situações do cotidiano escolar, escutando com atenção.
Ler e apresentar oralmente diferentes tipos de textos.
Contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos educadores.
Desenvolver a competência comunicativa através de dramatização de obras literárias.
Produzir livreto coletivo, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.
Conteúdos Atitudinais
Apreciar e valorizar o texto de cordel como manifestação popular.
Desenvolver comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais.
Desenvolver atitudes de escuta de textos, compreendendo seus possíveis significados e mensagens.
Perceber os muitos preconceitos decorrentes do valor social que é atribuído aos diferentes modos de falar.
Metodologia
Apresentação do gênero literatura de cordel, através das leituras de algumas histórias, mostrando as gravuras, instigando a curiosidade dos alunos, destacando as características desse gênero.
Realizar pesquisas através dos sites pré-selecionados, guiados por um questionário para identificar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel.
Confecção de cartazes com os cordéis e xilogravuras para a identificação de cordel e quadrinha.
Apresentar os principais nomes da Literatura de Cordel.
Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam.
Trabalhar a língua escrita e a linguagem de cordel.
Ouvir diversos gêneros musicais que se utilizam rimas (repente, Cordel do Fogo Encantado, rap....) relacionando com a literatura de Cordel.
Recolher o material conseguido pela professora da turma, selecionando os que serão usados durante o desenvolvimento do projeto.
Pesquisar sobre o tema "Santos" para elaboração de folhetos de cordel.
Propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos.
Organizar uma exposição dos trabalhos na próprio escola, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas.
Avaliação
A avaliação será feita ao término do Projeto, considerando as apresentações orais e escritas dos educandos durante o processo criativo.
Também serão levados em conta o interesse e a participaçao dos alunos nas diversas atvidades.
Produto Final
Como ponto de culminância do "Projeto Cordel - Reflrtindo e escrevendo nossa cultura" Será Feira Cultural do Colégio, onde teremos uma tarde de exposição dos trabalhos, imitando uma tradicional feira nordestina e convidando os visitantes a participarem do "Cordel coletivo".
Bibliografia
FREIRE, Paulo, A Importância do Ato de ler em tês artigos que se completam, SP Cortez 1988.
Vaz, Débora, Conviver, Língua Portuguesa 4º ano, Guia de recursos didáticos para o professor, SP Moderna2009.
Sites para Pesquisas
http://uijoaquimgomes.blogspot.com
http://recantodasletras.uol.com.br
http://sites.google.com/site/projetosereflexos
O Projeto acima citado foi retirado do "site Vivência Pedagógica" e readaptado pelas professoras Dora Ferreira da Rocha e Vanda Francisco Pereira, este projeto foi trabalhado de forma interdisciplinar com as disciplinas de História, Geografia, Artes e Língua Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário